quinta-feira, 30 de junho de 2011

COMBATE A DENGUE E AÇÃO COLETIVA

             Caracterização e definição do problema


Na Escola Afonso Arinos localizado no bairro Área Portuária, durante os meses de fevereiro e março, pode-se perceber em todas as turmas uma grande queda na frequência de muitos alunos.
Preocupados com o grande número de faltas dos alunos nesse período, a escola procurando investigar os motivos das ausências ocorridas, detectou que a causa da ocorrência das faltas por parte dos alunos estava no grande número de incidência de casos de Dengue na comunidade e que muitas das vítimas da doença eram alunos da escola.
Elucidados pela necessidade e vontade de intervir no problema, e buscar soluções para a diminuição dos casos ou possível eliminação dos criadouros da Dengue na comunidade e na escola é que Direção, Coordenação Pedagógica, Professores, alunos de todas as turmas buscaram pensar e refletir coletivamente o problema da incidência da Dengue na escola e na comunidade e numa ação conjunta propor a elaboração e implementação de um projeto de intervenção na saúde da comunidade escolar e local. 

Contexto

O projeto será desenvolvido na E. E. Afonso Arinos de Melo Franco, localizado na Av. Amapá s/n, bairro Área portuária, Santana-AP.
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental.
Período de execução: dois meses.

Objetivos

Intervir na manutenção da saúde ambiental, social e física conscientizando a comunidade escolar e local sobre a importância da prevenção e combate dos criadouros do mosquito da Dengue no ambiente escolar e comunitário.